segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pérolas do ensino Francês

Ao se pensar na França como berço de uma revolução cultural que instaurou uma nova ordem ética, moral e política, surpreende-me o fato de que a educação francesa algumas vezes se mostra, em relação às suas próprias aspirações universais, grotescamente atrasada. Valores ultrapassados como repeito unilateral à autoridade, hierarquia, formalidades absurdas para se fazer inscrições e tratamentos desiguais de acordo com o seu diploma não são a regra, mas ainda se reproduzem pelos cantos do sistema, junto a uma grande falta de sensibilidade de educadores e funcionários.

Sem falar na dura política contra a população imigrante ou na ideologia vulgar que incentiva o povo a "trabalhar mais para ganhar mais", é possível observar sem muita dificuldade tanto no ensino básico e fundamental quanto no ensino universitário (sobretudo na pós-graduação) uma orientação que pouco tem a ver com o ideal de liberdade, igualdade e fraternidade tantas vezes proclamado. Mesmo em cursos mais heterodoxos, não raramente se identifica na postura de professores e alunos a mesma tendência medieval, o que indica que essa forma de agir está incrustada na sociedade francesa. Mais do que uma simples postura individual, é uma forma social de agir reproduzida naturalmente pelo conjunto da sociedade.

Para uma crítica mais justa sobre o sistema educacional francês é melhor consultar os franceses (o vídeo vale a pena pra começar). Seria muita arrogância minha querer analisar profundamente esse mundo do qual eu faço parte apenas por um tempo limitado. Evidentemente, tudo pode ser relativizado e existem sem dúvidas diversos elementos e experiências super interessantes e positivas, sobre as quais não vou tratar agora.

E para exemplificar e se divertir, eis algumas situações indiscretas vividas aqui e que poderiam muito bem ter sido vividas no Brasil (elas dariam ótimas tirinhas com um desenho adequado):

* Primeiro dia de aula, aquela pequena apreensão e curiosidade. Como será o curso? Logo o professor chega. Observa a turma calmamente e afirma: "Hummm... Vejo que não conheço todos aqui.... então acho importante me apresentar." Ele se apresenta e começa a aula. Aparentemente ninguém viu nada de estranho: o importante não era ele conhecer os alunos com quem iria trabalhar, mas apenas ter certeza que todos o conheciam!

* Em outra ocasião, após uma sequencia de alunos que chegaram atrasados entrarem, o professor comenta, com um ar sério, que esse fato lhe faz lembrar uma cena muito engraçada em um filme da década de 60. A aula está monótona e o ar é sério, pois aparentemente os alunos atrasados estão atrapalhando o curso. O professor então descreve a cena do filme, aparentemente para "quebrar o gelo". Fracassa. Ninguém acha graça e nem mesmo o próprio professor ri. A aula continua, mais monótona que antes...

* Professor: "Em uma atividade econômica que é um serviço direto é possível haver uma relação de troca de informações entre o prestador e o consumidor, pois a atividade ocorre face-a-face e isso gera uma melhoria no processo. Por exemplo, esta aula é um serviço onde os clientes são vocês, alunos, que podem demandar mudanças se não estiverem satisfeitos".
Alunos: (Silêncio massacrante).

* No primeiro dia de aula de um curso, onde o programa disponibilizado não dizia nada a respeiro de pré-requisitos, a Professora afirma: " Visto que esta disciplina é continuação do semestre anterior, gostaria que os novos alunos se apresentassem e falassem um pouco sobre seu tema." Apenas os novos alunos se apresentam e nem mesmo a professora explica o que se fez anteriormente. Após o primeiro aluno falar sobre seu tema, a fim de verificar se corresponde com a orientação da aula ela afirma, fazendo cara: "Mas não tem nada a ver!" A mesma resposta se segue para 90% dos novos alunos. Será que havia algum problema com o programa disponibilizado? Resultado: na segunda semana, metade dos alunos desistiu da matéria. Com a sala vazia e ar de orgulho, a professora afirma: "acho que os outros se assustaram!" (Risos repugnantes).

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