sábado, 12 de dezembro de 2009

Formatura, futebol e fé

O comentário feliz de uma amiga "volte a escrever" veio em hora certa! Mês passado fui a colação de grau do ensino médio da turma da minha irmã mais nova e isso me fez pensar em algumas coisas pra colocar aqui. Esse tipo de formalidade sempre me causa um certo embrulho no estômago. Mais um tipo de ritual, pra mim, incompreensível e injustificável. Não quero ser acusado de intolerância, tento manter certa neutralidade, mas confesso ser difícil. Primeiro, aquelas becas e chapéus artificiais, que já não fazem sentido nenhum. O hino nacional, um símbolo da lavagem cerebral sutil e invisível que é feita sobre cada habitante desde que nasce. As lágrimas e gritos de emoção, sensação que não se distancia de um ritual religioso cego. Depois tem que comprar a droga do álbum de fotos e tudo o mais que é padronizado e repetitivo. Diriam os teóricos que todo o processo é mercantilizado. Os seres se perdem no meio daquela massa e auto-apagam sua individualidade.

Ora, a educação deve ser um direito básico de todos, não uma conquista. Terminar o ensino médio ou a faculdade não é mais uma questão de mérito, mas um processo social normal que as pessoas, com possibilidade de fazer o que gostam deveriam passar (e não do qual queiram se livrar). Uma fase importante da vida? Um rito de passagem? Um marco de transição? Sim, claro. Mas o importante não está no que se faz naquele dia (o dia da formatura) nem em como se faz, nem mesmo em se fazer uma comemoração. O importante é o que se vive a cada dia, as pessoas que encontramos, as experiências, os amores e as amizades criadas.

Mas nem tudo é crítica. O evento teve, para mim, dois momentos altos, divertidos e surpreendentes. O respeito e a alegria daqueles jovens ao celebrar a música tocada no trompete por um dos alunos - cego. E o deboche ao juramento final, em que, após cada frase, todos respondiam em coro "sim senhor!".

Na semana seguinte, fui ao Rio, para ver o última vitória do Flamengo, campeão brasileiro de 2009. Estava disposto a entrar na massa. Não para entender, nem para explicar. Apenas para me jogar mesmo. Nem acredito que isto me faria ser mais tolerante. (In)felizmente, os ingressos já haviam acabado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário