domingo, 19 de outubro de 2008

18 de outubro

Uau!
Hoje foi um dia incrível, repleto de tudo o que eu mais gosto: diversidade! Eu sempre me considerei uma pessoa com muita sorte e hoje não foi diferente... Quando eu achava que ia passar um aniversário meio sem graça, sozinho em Paris, sem que eu mesmo pudesse perceber de imediato, era o contrário que, aos poucos, acontecia.

Não me animei em fazer nenhuma grande festa, queria poder ver muitas pessoas, mas não todas ao mesmo tempo, para poder aproveitar bem cada encontro. De qualquer forma, ainda sem telefone, nenhum plano e pouco a vontade para chamar amigos que ainda não conheço bem para lugares que ainda não me sinto tão à vontade, deixei o dia seguir para ver no que daria. E, fazendo um balanço geral, fiz um pouquinho de quase tudo que eu mais gosto.

Os eventos tiveram início no dia anterior, com uma reunião informal social/política dos estudantes da casa da Grécia. Havendo muitos problemas por aqui, dos quais eu tratarei em um outro breve momento, imaginei que seria bem importante esse primeiro encontro. Logo no início da noite, a discussão do grupo caminhava para o balanço das festas anteriores e das próximas festas que o Comitê dos estudantes poderia fazer. Sem desconsiderar a importância inegável das festas, fiz uma intervenção rápida sugerindo que haviam problemas estruturais na casa sobre os quais poderíamos discutir mais.

Sem muito esforço, e de forma surpreendente, a reunião caminhou a partir daí para uma discussão política - no bom sentido da palavra - como se fosse necessário apenas esse empurrão inicial. Outros estudantes tomaram a fala e cada um foi pegando a corda que prosseguiu até o ponto que eu achava mais importante: a participação do comitê dos estudantes nas decisões sobre o orçamento da casa (isso ficará bem mais claro na próxima postagem sobre a Fondation Hellenique). Me dei por satisfeito, vendo que há um espaço e um grupo interessante aqui para trabalhar sobre essas questões ao longo deste ano.

Enfim, a meia noite, após a reunião, a única pessoa a quem eu havia revelado meu aniversário o disse a todos. Logo, cantaram em coro o "parabéns pra você" em grego! Ganhei uma cerveja e, com mais duas ou três pessoas (bem como eu havia dito acima), fiquei conversando bobagens por mais umas duas horas. Entre 3 ou 4 da manhã, já no quarto, um parabéns em português dos meus pais e mais umas horas de conversa por internet...

Fui dormir e, o que eu esperava para o dia seguinte? Nada. Havia apenas marcado o basquete à noite, que eu iria pela primeira vez aqui com a Marceline, uma amiga francesa a quem também contei que fazia años - como creio que dizem os argentinos.

Me dei o direito de dormir até acordar e, logo, fui tomar um bom café na cozinha, onde encontrei um rapaz grego e uma moça norueguesa, que estuda teatro para se tornar uma Clown! (palhaço fica estranho no feminino...) Uma excelente conversa, a três, sobre algo que me encanta, o palhaço - e com alguém que vive para isso. Como se não bastasse, ao descobrir que era meu aniversário, ela me oferece um parabéns em norueguês, com direito a dança tradicional ao meu redor, quase um culto indígena!

Voltei ao quarto, peguei meus malabares, animado para dar uma corrida até o gramado da Cité. Após uns 15 minutos jogando, sou convidado para participar de um filme, um curta que alguns jovens estavam filmando logo ao lado.

A estória tratava de uma sociedade na qual havia apenas uma marca para todos os produtos. Roupas, remédios, comidas, bebidas, escolas.... tudo pertencia a BUG (quase um 1984, do Robert Orwel, ou uma Utopia, do Thomas Morus). Evidentemente, aceitei. A cena se passava em um hospital, onde um viciado na bebida BUG, fazia um tratamento. Minha participação foi sutil, ao fundo, fazendo os malabares, com um jaleco BUG, enquanto outras pessoas compunham o cenário de formas variadas, todas com jalecos iguais. Espero que o rapaz com quem deixei meu e-mail dê, em algum momento, um retorno, pois fiquei realmente curioso sobre o filme.


Após terminada minha participação cinematográfica, vejo, lendo um livro sob uma árvore, uma argentina, a quem eu havia dado uma ajuda na fila do banco há cerca de uma semana. Paramos para conversar e mais uma troca agradável, sobre literatura e as universidades brasileiras, argentinas e francesas, incluindo, evidentemente, um parabéns em espanhol!

Eis que somos chamados por uma turma de amigos (nós não os conhecíamos) para uma partida de pique-bandeira! A maioria canadenses e entre eles, uma moça da África do Sul, um Norte Americano e um Boliviano. Enquanto Florencia, a argentina, foi buscar um mate (bebida típica da sua terra, semelhante ao nosso chimarrão), pois não havia se animado muito a correr, eu entrei no jogo e, sem falar muito dessa vez, passei um momento bem divertido. Ao final do jogo, ainda assinamos um cartaz de manifesto que alguns dos jovens preparavam para protestar contra a falta de interesse das grandes nações, do FMI, do Banco Mundial e da ONU em lutar contra a pobreza no mundo.

Após o mate, volto à casa da Grécia e tenho uma idéia inusitada, mas que resultou em uma combinação excelente. Levo meia barra de chocolate para comer durante o banho! Água corrente e chocolate! Isso é que é ser feliz! Você deveria provar!

Como algo mais substancial em seguida, respondo alguns e-mails de felicitações e, numa conversa rápida no msn, Adriana, minha irmã mais nova, me sugere que eu devo comer um crepe em Paris hoje, já que essa é a tradição em Brasília! Penso comigo, "que excelente idéia", se eu já conhecesse alguma boa creperia tradicional aqui. Deixo pra lá.

Vou ao basquete, onde encontro a Marceline e sua melhor amiga, Manon, duas moças entre uns 12 rapazes que parecem ter um bom nível de jogo. O jogo é divertido e tranquilo, faço muitos pontos, cestas de 3, assistências, rebotes e roubo uma ou duas bolas, há um mês sem jogar... Gostei muito do grupo (jogo saudável e limpo, sem nenhuma discussão boba) e, certamente, irei todo sábado. O difícil é falar francês e jogar ao mesmo tempo! Ou um ou outro!

No intervalo, a Manon me diz: hoje vamos a uma excelente creperia, o meu restaurante preferido, para comemorarmos seu aniversário! Teria surpresa melhor caindo assim ao "acaso" para terminar o dia? Preciso dizer que o crepe foi sensacional e a companhia das duas uma delícia? Ou seria o contrário?! Sem pensamentos sujos! ;) Registramos uma foto no celular da Marceline que espero logo poder colocar aqui se o aparelho permitir.

Voltei pra casa realmente feliz com meu dia e tão animado que não poderia ir dormir sem antes escrever tudo isso!

A todos os queridos que vão e que vêm! Apesar do dia, vocês fazem falta!

5 comentários:

  1. Fiquei realmente feliz com o post, que bom que seu dia foi bom e que vc comeu chocolate no chuveiro. (Ok, tb fico feliz por saber cantar parabéns em latim e esse vc não ter ouvido!!! :p)

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, que aniversário bacana Jonas , adorei ler ... realmente atraímos para perto de nós tudo que tem a ver com nossa energia, nosso estado alma, tudo gira mesmo em torno dos nosso reais interesses não é? Não poderia ser menos interessante e legal o dia do seu aniversário, grande beijo !!!!

    ResponderExcluir
  3. fiquei feliz em ter notícias suas :-)
    Feliz niver atrasado!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Amigo e irmão de nascimento, em primeiro lugar quero pedir deculpas, só agora conseguir saebr do seu blogger, e desejar tudo de muito bom e lhe dizer sorte tem acredita nela e é merecedor.
    Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crêr.
    Abraço
    Paulinho

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhh
    Que saudadeeeeeeeee
    Mais atrasada que tudo e todos:
    PARABÉNS! TE AMO MUITÃOZÃO!
    Beijo
    Dani

    ResponderExcluir