sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A caminho de Nanterre

Primeira semana de aulas. Tive que levantar cedo para pegar o metrô até a universidade, que fica um pouco distante do centro de Paris, há cerca de 45 minutos, com apenas uma troca de trem.
Logo de manhãzinha, o transito já é intenso. Na saída da cidade universitária, uma linha de trainway (este trem verdinho a direita na foto), divide o espaço nas ruas entre carros e bicicletas.

Ao entrar na estação, eis minha primeira surpresa. O metrô estava tão lotado que tive que deixar passar 2 trens para entrar no terceiro. Sorte que eles chegam de 2 em dois minutos. O mais interessante foi a atitude de uma funcionária do metrô, que organizava a entrada das pessoas nos vagões. Ela viu um espaço de uns 10 centímetros cúbicos, me olhou e avisou: "ainda cabe mais um". Após eu entrar ,empurrou a porta, que é automática, para que fechasse bem.

Nesse momento eu já estava considerando fortemente a possibiliade de ter que rever o comentário final em um dos primeiros posts que fiz. No entanto, duas estações após fazer a mudança de trem para pegar aquele que iria direto até a porta da universidade, o aperto passou.

O primeiro problema, relativizando a questão, é que a estação na qual devo pegar o trem para Nanterre fica em um ponto central da cidade, onde convergem várias linhas dos metrôs de Paris. Logo, constantemente muita gente está saindo e entrando de lá. Se eu conseguir descobrir um caminho alternativo, ou se levantar ainda mais cedo, acredito que será mais tranquilo. A segunda questão, da qual eu não havia me dado conta anteriormente, é de que a partir de agora, com o período letivo começando em outubro, naturalmente o sistema estará mais frequentemente sobrecarregado.

Os números são impressionantes. Em apenas uma linha, 460 trens circulam diariamente levando mais de 550 mil passageiros por dia em 160km de trilhos...
E são mais de 20 linhas, considerando os trens que entram e saem da cidade, os metrôs, os ônibus e os trainways (como o da foto a cima), todos integrados.

Um comentário:

  1. issos vagoes no metro dos que voce fala, tao cheios, com as faces umas contra outras... me lembra dos Transmilenios , o medio masivo de trasporte aqui na Bogota!! jejejej

    ResponderExcluir